sábado, 27 de dezembro de 2008

Spaghetti Squash (melão espaguete)

.



UAU! Quanto tempo parada, sem postar! Falta de tempo, falta de ânimo para "internetar"... Mas esse eu não podia deixar de mostrar pra vocês!!! Eu já tinha ouvido falar, mas nunca tinha visto, minha irmã trouxe pra mim de Porto Alegre... pra quem não conhece, apresento-lhes o Melão Espaguete!






















Apesar do nome e aparência, ele não é um melão, é um tipo de abóbora de gosto suave. O nome é devido ao fato de, após assado, a sua polpa apresentar o aspecto de um macarrão do tipo espaguete, que pode ser preparado como tal, com molhos variados. Fica uma delícia!


Parta o "melão" ao meio e retire as sementes. Coloque as duas metades, com a parte aberta para baixo, em uma forma untada e leve ao forno por cerca de 45 minutos, ou até que a casca possa ser perfurada com um garfo. Retire do forno e deixe esfriar um pouco. Com um garfo, vá retirando a polpa cuidadosamente; você verá os fiozinhos de "espaguete" aparecerem como mágica!


Então é só acrescentar o molho de sua preferência. Eu fiz com um molho de tomate bem temperadinho, feito em casa, e ficou ótimo. Mas você pode experimentar outros molhos, pois o gosto do "melão" é bem suave e fácil de combinar. Se quiser dar um charme a mais no prato, sirva na própria casca do "melão".













10 comentários:

Elaine disse...

Oi Cláudia, como vai?

Esse tal de melão espaguete eu ainda não conhecia... Achei super interessante e fiquei curiosíssima pra provar.

Fiquei feliz com sua visitinha e entendo perfeitamente essa falta de tempo e ânimo para "internetar". Eu passo por isso com frequência.

Só não pode sumir de vez. Vê se aparece de vez em quando, né? Afinal, seu blog é uma delícia!

Um abraço e um 2009 cheio de paz, saúde e realizações!

g disse...

nossa que doido esse! nunca vi, deve ser meio difícil achar aqui em sp né
bjao e um ótimo 2009!

Anônimo disse...

oi claudia tudo bem.
eu sou a cris e amo cozinhar,especialmente comida vegetariana, e tambem amo melao espaguete, ja fiz varias vezes.
voce pode ate fazer com molho branco,ou molho de beringela, com carne de soja tipo bolonhesa, usando tomates cereja, basicamente tudo o que acompanha o espaguete normal.

Anônimo disse...

oi claudia sou eu novamente a cris.
a quem possa enteressar, eu encotrei o melao espaguete no mercadao cantareira no centro de sao paulo, na banca do juca, estava bem escondidinho, porque esta fora de epoca e caro, faz mais ou menos oito dias, e custava quinze reais cada, achei muito caro.
entao soube que a safra dele comeca em outubro.

Unknown disse...

Esse melão esteve muito em moda na segunda metade da década de 80. Agora não ouço mais falar dele e não estou conseguindo encontrá-lo. Moro na Baixada Santista, onde tudo é mais difícil. SE alguém souber onde achá-lo, por favor , avise.

Doa-se lindo cãozinho! disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Doa-se lindo cãozinho! disse...

Gente, ficou muuuuuuito bom!
Esse melão é maravilhoso, leve, suave, gosto fino, textura ótima, levemente adocicado. Comprei um hoje (R$7,00) e o preparei pela primeira vez. Rendeu pra 6 pessoas comerem bem, nem é caro! Fiz um molho com tomates frescos, cebola, alho, óregano, azeitonas pretas e lascas de atum defumado, ficou ótimo!

Jojo disse...

Olá! Você sabe onde em Porto Alegre sua irmã encontrou pra vender??

Céu Azul disse...

Onde encontro para comprar?

Cláudia Tostes disse...

Bom dia, quando fiz essa receita, minha irmã havia trazido para mim de Porto Alegre. Infelizmente, não sei onde comprar, nunca mais consegui encontrar, aqui onde moro (Uberlândia) não tem.