quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Yakissoba


. 250 g de macarrão cozido 'al dente'
. legumes variados picados em cubinhos (aqui, usei abobrinha, pimentão vermelho, cenoura e couve flor. Também fica muito bom com acelga, brócolis e/ou vagem)
. 1 cebola picada em cubos de tamanho médio
. cerca de 6 colhees (sopa) de shoyu
. cebolinha picada
. sal
. 1/2 colher (sopa) de maisena, dissolvida em bem pouca água
. 2 colheres (sopa) de óleo de soja
. 1 pimenta fresca picadinha
. 2 fatias grandes de gengibre fresco, bem picadinhas
.
Cozinhe a couve flor, partida em pequenos buquês, rapidamente para não desmanchar. Reserve. Aqueça o óleo em uma panela grande de fundo grosso e refogue a cebola e os legumes (cenoura, abobrinha, etc.) até ficarem macios. Acrescente a couve flor, a pimenta e o gengibre. Misture a metade do shoyu, o macarrão já cozido e o restante do shoyu. Acrescente a maisena e misture bem. Coloque sal a gosto, lembrando que o shoyu já é levemente salgado. Por último, já com o fogo desligado, acrescente a cebolinha.
.

Obs: no yakissoba 'verdadeiro' utiliza-se o macarrão de arroz, delicioso por sinal. Mas se não tenho o macarrão de arroz, uso espaguete mesmo. Outro detalhe é que nunca frito o macarrão, como no original, por achar que fica muito oleoso. Prefiro cozinhá-lo normalmente, como se fosse para macarronada, e depois refogar rapidamente já com o restante dos ingredientes. Fica ótimo!

Um comentário:

Juuu disse...

Como sempre teu blog tem muitas receitas deliciosas!!
E essa do yakissoba?
Huum, farei nesse fds na minha casa... he he he
Obrigada pela sugestão!! :)