terça-feira, 6 de novembro de 2007

Gergelim torrado







O gergelim pode ser usado de várias maneiras na alimentação: cru, torrado, em pães, ou como óleo de gergelim, além de ser utilizado na fabricação de uma pasta árabe de nome Tahine.

Quando torrado adquire um gosto mais forte e muito saboroso, ideal para ser usado em pães, sanduíches e saladas.



Como torrar o gergelim:

É muito simples: coloque o gergelim em uma panela e leve ao fogo, mexendo sempre até adquirir uma coloração marrom-dourada, e está pronto para ser utilizado. Guarde em um vidro tampado.






"As sementes de gergelim contêm uma grande variedade de princípios nutritivos de alto valor biológico:
- Lipídios ou gorduras (52%), praticamente todos eles constituídos por ácidos graxos insaturados, o que lhes confere uma grande eficácia na redução do nível de colesterol no sangue. Dentre as gorduras do gergelim, encontra-se a lecitina, que é um poderoso emulsionante (que facilita a dissolução das gorduras em meio aquoso). Uma das suas funções no sangue consiste em manter dissolvidos os lipídios em geral, especialmente o colesterol, evitando assim que se deposite nas paredes das artérias (arteriosclerose). O gergelim é, juntamente com a soja, o vegetal mais rico em lecitina.

- Proteinas (20 %) de alto valor biológico, formadas por 15 aminoácidos diferentes com elevada proporção de metionina (aminoácido essencial).

- Vitaminas, especialmente a E (tocoferol), a B1 ou tiamina (0,1 mg por 100 g) e a B2 ou riboflavina (0,24 mg por 100 g).

- Minerais e oligoelementos diversos especialmente cálcio, fósforo, ferro, magnésio, cobre e cromo. "



(Fonte: Enciclopédia das plantas Medicinais - Editora Planeta)


Nenhum comentário: