quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Sushi vegetariano

O nome sushi denomina vários pratos feitos com arroz temperado com vinagre e açúcar. Existem inúmeros tipos de sushi, com nomes diferentes, de acordo com a maneira de apresentá-los e os ingredietnes usados no recheio ou cobertura. É normalmente feito com peixes e frutos do mar, mas quando fazemos em casa, claro, podemos usar os ingredientes que quisermos. Com certeza um sushi man tradicional ficaria indignado ao ver a maneira como preparo meus sushis vegetarianos, hehehehehe. Mas pouco me importo com isso, afinal sou brasileira e, querem saber? ficam uma delícia. O arroz é feito da maneira tradicional, o que modifico é o recheio.
Sempre coloco cenoura crua, pepino, fatiazinhas de gengibre e alguma fruta. Para o de hoje, utilizei manga, mas já experimentei (e aprovei) com pêssego ou morango.


Ingredientes (para o arroz):

. Arroz para sushi
. 4 cs de vinagre de arroz
. 2 cs de açúcar
. 2 cc de sal
(por copo de arroz)

Você vai precisar também de folhas de nori, que é a alga própria para fazer sushi, e os ingredientes para o recheio.

Lave bem o arroz e deixe de molho por 30 min. Cozinhe (1 ½ de água por copo de arroz) em fogo baixo, desligue e deixe descansar por 10 min., com a panela tampada. Enquanto isso, misture o vinagre, o açúcar e o sal e leve ao fogo até ferver. Desligue. Ponha o arroz em uma vasilha grande e acrescente a mistura de vinagre, mexendo até esfriar.Monte os sushis com o recheio de sua preferência.

Para montar os sushis: Coloque uma folha de nori sobre a esteirinha de bambu, espalhe o arroz com uma colher umedecida em água com um pouco de vinagre de arroz (ajuda a não grudar), coloque o recheio (tudo cortado em tirinhas finas) e enrole como um rocambole. Com uma faca afiada, corte os sushis.








Nenhum comentário: