quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Risoto de beterraba


. 2 copos de arroz cru
. 2 beterrabas
. 1 cebola ralada
. 2 sachês de tempero 'sazon para legumes, verduras e arroz' ou qualquer outro de sua preferência
. 3 folhas de louro
. 1 pimenta verde picadinha e sem sementes
. sal a gosto
. 1/2 lata de creme de leite

.

Misture os temperos, exceto a cebola e a pimenta, a 4 copos de água e leve ao fogo para ferver. Descasque e rale as beterrabas e misture à água fervente.
Em uma panela separada, refogue a cebola em pouco óleo. Acrescente o arroz e vá colocando a água quente aos poucos, com uma concha: coloque um pouco de água, quando estiver quase secando coloque mais, misturando com cuidado. O arroz do risoto deve ficar 'al dente', e bem úmido por fora, o que se consegue com esse processo de ir colocando a água aos poucos e mexendo com cuidado.
Obs: as folhas de louro devem estar fervendo com a água, mas não as coloque o arroz. Elas servem para dar sabor ao prato, mas devem ser descartadas ao final do cozimento.
Se precisar, ferva mais água para acrescentar. Você deve experimentar de vez em quando para ver se já está cozido (cuidado para não cozinhar demais, não pode ficar grudento). Quando notar que o arroz está devidamente cozido (al dente), deixe evaporar a água que ainda houver, com a panela destampada. Desligue o fogo e misture a pimenta e o creme de leite.

Nenhum comentário: