quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Pão de milho achatado (Tortilla)



" Tortilla é o pão nacional do México.(...)São cozidas em grelha sem escurecê-las, portanto elas são bem macias e podem ser comidas assim ou serem fritas rapidamente em óleo para deixá-las crocantes. (...) Tortillas podem ser usadas como prato ou concha para outras comidas, tais como os tacos, ou enroladas e com recheio, como nas enchilladas."

(Karma Das, autor do livro "108 Delícias da Culinária Vegetariana Mundial", pelo qual aprendi a fazer esse saboroso pão mexicano.)





1/4 de x de fubá de milho
1/4 de x de água fria
1/2 x de água fervendo
1/2 cc de sal
1 cs de óleo
1 x de farinha de trigo

Misture o fubá de milho e a água gelada em uma tigela. Vá adicionando e mexendo a mistura na água fervente em uma panela em fogo alto. Mexa até engrossar, desgrudando das laterais da panela. Retire do fogo.
Adicione o óleo e o sal e vá colocando a farinha de trigo , sovando em uma superfície enfarinhada até ficar macia. Adicione mais farinha, se necessário.
Divida a massa em 8 porções iguais e forme bolas. Achate as bolas e forme panquecas finas.
Aqueça uma panela grossa sem óleo e asse as tortillas, uma de cada vez, virando-as várias vezes até ficarem douradas de ambos os lados. Deixe esfriar e sirva como sugerido acima.


Tomei a liberdade de acompanhar por um recheio de criação minha, "molho de tomates com shiitake", que de mexicano não tem nada. Ficou uma delícia. Espero repetir em breve, experimentando outros recheios...

.

Experimente também rechear com broto de feijão.



Um comentário:

laila radice disse...

ai adorei essa tortilla...já fiz de trigo e de milho mas nunca dessa maneira, mto bacan! tentarei em breve!bjs