segunda-feira, 9 de junho de 2008

Batatinhas em conserva

.
.
. Batatinhas miúdas
. 1 parte de vinagre para duas de água
. sal, pimenta fresca, pimenta do reino, alho, louro ou outros temperos de sua preferência
A quantidade dos ingredientes dependerá do tanto de batatinhas que você quiser fazer. Use o bom senso para adicionar os temperos, e água e vinagre o bastante para cobrir as batatinhas.
.
Cozinhe as batatinhas, porém não deixe que cozinhem demais.
Coloque-as em um pote com tampa, adicione os temperos e cubra com água e vinagre na proporção indicada acima.
Tampe e guarde na geladeira. Espere no mínimo 4 dias antes de consumir, para que as batatinhas adquiram o gosto dos temperos.
.
Tradicionalmente, os vidros de conserva são preparados para que não precisem ser refrigerados(e por isso mesmo são chamados "conserva"). A maneira acima é um modo simplificado de se ter as batatinhas com sabor semelhante ao das conservas, porém com menos trabalho.
.
Caso queira guardar as conservas fora da geladeira, siga os passos abaixo:
.
PREPARE OS VIDROS:
.
Os vidros devem estar bem limpos. Ferva uma boa quantidade de água e coloque dentro deles. Se estiverem sobre uma superfície fria (por exemplo, sobre a pia), coloque um pano embaixo dos vidros, e vá colocando a água fervente bem devagar, para que não ocorra choque térmico, o que pode fazer com que se quebrem.
Jogue fora a água e seque bem os vidros com um pano limpo. As tampas também devem ser fervidas e secas.
Organize as batatinhas dentro dos vidros e adicione os temperos. Leve o vinagre e a água ao fogo até ferver (sempre na propoção de 2 partes de água para 1 de vinagre) e despeje a mistura ainda quente nos vidros, até a tampa. É importante observar que não deve haver bolhas de ar entre as batatas. Coloque um fio de óleo ou azeite por cima e tampe bem. Dessa maneira, a conserva pode permanecer por vários meses sem refrigeração.

Um comentário:

Fernanda, se preferir pode ser FER disse...

adorei a receita, muito apetitosa!!!!!
Fernanda!
http://mamaocomacucar.sampasite.com