quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Como germinar grãos


Lave bem os grãos - que podem ser de feijão, lentilha, ervilha (desde que não estejam partidas), ou outros, e deixe de molho por uma a duas horas. Coloque um pano limpo sobre uma peneira de plástico (se for de ferro, provavelmente vai oxidar), coloque os grãos sobre o pano e molhe-os. Ponha a peneira sobre um prato ou outro vasilhame (pois vai escorrer um pouco de água), e deixe em local ventilado.
A peneira serve para que a água escoe, não deixando que os grãos fiquem encharcados, e também para não ficarem abafados, pois apodreceriam. O pano servirá para impedir que as raízes, quando começarem a germinar, se prendam nos furinhos da peneira.
Molhe de duas a três vezes ao dia, revirando de vez em quando, com cuidado, para não abafar os grãos que estiverem por baixo. É importante mantê-los sempre úmidos. Pode colocá-los sem dó embaixo da torneira ligada, pois a peneira não permitirá que a água empoce.
Dentro de 24 horas os grãos começarão a germinar. Continue com o processo de umedecê-los e revirá-los (com muito cuidado, para não quebrar as frágeis raízes) até que estejam de tamanho bom para serem consumidos, o que leva em média uns 5 dias.
O tempo de germinação vai depender da espécie de grão. Os das fotos são lentilhas e levaram 5 dias para estarem de bom tamanho.

Nenhum comentário: