sábado, 14 de julho de 2012

Torta de couve-flor e queijo



Massa:
. 1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
. 4 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
. 1/2 xícara (chá) de iogurte integral
. 1 colher (chá) de sal
.
Misture todos os ingredientes e amasse bem. Estique com um rolo e forre o fundo e as laterais de uma forma redonda com a massa, não precisa untar. Leve ao forno até começar a ficar corar.

Recheio:
. 1/4 de uma couve-flor grande
. 1/2 cebola picadinha
. 1/2 maço de alho-poró picado em rodelinhas
. 100 g de mussarela
. 100 g de queijo minas fresco
. 1 colher (sopa) de manteiga
. 3 colheres (sopa) de creme de leite
. pimenta do reino e noz moscada
. 1 xícara (chá) de leite
. 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
. sal a gosto
.
Separe as florzinhas da couve-flor e cozinhe até ficarem macias. Eu prefiro cozinhar no vapor. Reserve.
Refogue a cebola e o alho-poró na manteiga. Acrescente a pimenta do reino e a noz moscada. Coloque as duas colheres de farinha de trigo e vá acrescentando o leite, mexendo bem para não empelotar. Acrescente a couve-flor e sal a gosto. Desligue  fogo e misture o creme de leite.
.
Para montar:
Amasse o queijo minas com um garfo e espalhe no fundo da torta. Despeje o recheio e cubra com o queijo mussarela. Leve ao forno para derreter o queijo.

2 comentários:

Anônimo disse...

eu adoro o seu blog! já fiz e testei diveeersas receitas que não só deram certo, mas também ficaram ótimas! na minha transição para o vegetarianismo, o blog me foi muito útil no sentido de quebrar o tabu (que eu infelizmente tinha) de que vegetariano só come alface! sou de uma família libanesa e agora até o meu avô (o mais tradicional possível) também come kibe de soja! beijos e obrigada!

Cláudia Tostes disse...

oba oba, fico muito feliz por saber que outras pessoas estão aproveitando as receitas!
beijos!
Cláudia.